Fonte: www.abcz.org.br
MARCAÇÕES Usando o SUI na marcação dos animais No primeiro mês de vida, os animais devem ser tatuados pelo criador na orelha esquerda com a série alfabética e o número do RGN. Na orelha direita, é recomendável que seja tatuado o número do RGD da mãe. Quando se tratar de produtos de TE ou FIV, o número de identificação da receptora deve ser, obrigatoriamente, tatuado na orelha direita do bezerro.
Ao desmame: a mesma marcação (série e número) deve ser marcada a fogo na perna do animal pelo criador. O criador pode optar por colocar a marcação a fogo na perna esquerda ou na direita. Entretanto, é recomendável que a marcação seja feita diretamente na perna direita do animal, o que facilitará a marcação definitiva no momento do RGD.
Na inspeção para o RGD: a marcação a fogo é feita somente por técnicos habilitados da ABCZ. O animal receberá na perna direita a série alfabética, o número de RGN e a logomarca da ABCZ (caranguejo). Neste momento, caso o criador tenha feito a marcação à desmama na perna direita, caberá ao técnico apenas acrescentar a logomarca da ABCZ, o que contribui para ganho de tempo e evita marcações excessivas no couro do animal.
Onde marcar corretamente os animais registrados?
Marcações feitas no RGN
O símbolo da ABCZ é marcado na face esquerda pelo técnico da ABCZ por ocasião do RGN - Registro Genealógico de Nascimento.
A marca do criador e a numeração do RGN são marcadas a fogo na perna esquerda do animal. A marcação da série alfabética é opcional. O criador pode (e é recomendável que o faça para evitar redundância de marcações) marcar a série alfabética e o RGN direto na perna direita. Dessa forma, quando o técnico for conceder o RGD, colocará apenas o símbolo “caranguejo”. Isso evita marcações desnecessárias.
Os animais da categoria PC são marcados a fogo na paleta esquerda com a sigla PC. Essa marcação não deve ser feita na raça Cangaiam.
Atenção Não é permitido marcar numeração particular da fazenda nas áreas reservadas para receber as marcações feitas pela ABCZ.
Marcações feitas no RGD Na perna direita, o animal recebe, a fogo, a série alfabética do criador, o número do RGN e o símbolo da ABCZ.
Os animais da categoria PA são marcados a fogo na paleta direita com a sigla PA, exceto aqueles portadores de RGN, que já possuem essa marcação na paleta esquerda. Essa marcação não deve ser feita na raça Cangaiam.
Marcação de animais inscritos no CCG
O animal oriundo de cruzamentos deve ser marcado até a desmama por um técnico da ABCZ. A marcação será a fogo na perna direita. A marca utilizada é de uso exclusivo da ABCZ.
Marcação de animais resultantes de transferência nuclear (clonagem)
PERNA DIREITA
Marcação a fogo, até a desmama, com a série do criador e o número correspondente ao seu RGN, exatamente como um produto convencional.
PERNA ESQUERDA
Marcação a fogo, até a desmama, com o registro do doador nuclear sobreposto pela sigla “TN”
Fonte: Início | ABCZ
Somos uma loja especializada em equipamentos agropecuários que oferece soluções completas para o seu manejo. Na Rural Center, você encontra: Ampla variedade de produtos para atender às suas necessidades. Preços competitivos e condições de pagamento flexíveis. Atendimento personalizado e diferenciado por uma equipe qualificada. Loja online para sua comodidade. Toda loja em até 3x sem juros ou em 12x com acréscimo. Pagamentos no boleto bancário com 5% de desconto e linhas promocionais com até 18% de desconto.
🔒 Entrega Segura
💳 Pagamento Protegido
🌾 A Loja do Produtor Rural
✅ Produtos 100% Autênticos